Projecto Educativo

O projeto curricular/pedagógico subordinado ao tema o nosso planeta, promove a importância de incentivar o interesse das crianças em preservar e proteger o planeta.

“Nós e o Planeta!” remete para a exploração do nosso planeta e o nosso lugar neste mundo: proteger, cuidar e explorar. O destino do planeta está nas mãos de todos nós, e o respeito pelo nosso planeta deve começar desde a mais tenra idade. Na escola, aprendemos valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos. Por isso, é importante promover o interesse das crianças em preservar e proteger o meio ambiente durante esta etapa. E que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia para um desenvolvimento mais sustentável.

Metodologia

Como se trata de uma IPSS, o Educador de Infância é responsável pela sua sala. Possui autonomia pedagógica, sendo, contudo, tutelado pela direção do NIB, pela diretora Pedagógica e pelo Estado (Ministério da Educação), através da legislação em vigor.

No que concerne à componente de apoio à família, existe um trabalho de parceria com as técnicas e as ajudantes de ação educativa, nomeadamente através da planificação conjunta de atividades.

No âmbito do trabalho pedagógico e educativo, a creche tem como suporte o Manual dos processos-chave da creche e no pré-escolar seguem as linhas orientadoras da ação educativa previsto nas orientações curriculares para a educação de infância, pela direção geral de educação; Temos como base, a Pedagogia de Projetos, ou seja, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção do seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor.

O papel do educador, nas suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam as crianças pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer a criança pensar, mas acima de tudo, ensiná-la a pensar certo. O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente.

O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho de forma a tornar-se um interesse do grupo e não de alguns alunos ou do educador, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.

O projeto curricular/pedagógico é elaborado pela equipa de sala no início do ano letivo. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem e respeitando o que desejam aprender naquele momento.