PROJETO HORTA PEDAGÓGICA

ENQUADRAMENTO

Surgiu no ano letivo 2020/2021 um miniprojecto de horta pedagógica. Não reunindo as condições ideias para que o projeto fosse bem-sucedido, no presente ano letivo, 2021/2022, foram criadas as condições para que o projeto voltasse, com mais expressão e com potencial para ser bem-sucedido e que fosse um momento de lazer, de aprendizagem e de sustentabilidade.

O presente projeto surge ainda como um subprojecto do projeto educativo do NIB intitulado “Nós no Planeta” tendo em comum um vínculo com a aquisição de competências básicas com vista à sustentabilidade do planeta.

Além do ambiente escolar ser propício ao desenvolvimento de um projeto de horta pedagógica, permite a multidisciplinaridade como um fator de integração de conhecimentos. No mundo acelerado em que vivemos, e tendo por adquirido que os alimentos estão disponíveis à venda em qualquer lugar e a qualquer hora, quase nos esquecemos de transmitir às nossas crianças que os produtos vêm da terra e que têm um processo de crescimento. Para além do conhecimento adquirido, os produtos têm como finalidade serem consumidos às refeições estimulando assim hábitos de alimentação mais saudáveis e preservação do meio ambiente.

 

OBJETIVOS

  • Trabalhar conceitos de educação ambiental;
  • Despertar o pensamento crítico na criança para que se reconheça enquanto parte do meio ambiente suscitando assim a necessidade de o preservar;
  • Utilizar o espaço da horta para abordar assuntos multidisciplinares relacionando conteúdos (condições climatéricas; estações do ano; geografia; ecologia entre outros);
  • Produzir alimentos que podem complementar as refeições escolares;
  • Valorizar o trabalho de equipa;
  • Consciencializar para a importância dos alimentos orgânicos isentos de químicos que influenciam o estado de saúde;
  • Trabalhar o processo de cultivo de alimentos e todas as variáveis que o envolvem;
  • Estimular a observação como meio para levantar hipóteses e suscitar outros interesses.

 

OPERACIONALIZAÇÃO

O desenvolvimento do projeto da Horta Pedagógica será feito numa série de etapas. Em todas elas é importante a integração entre todas as crianças, educadores e os demais funcionários da instituição.

  •  1º etapa: Elaboração do Projeto
    Escolher os mentores do projeto: colegas que têm conhecimento de hortas, o que plantar, quando plantar e divisão de espaços a utilizar.

  •  2ª etapa: Escolha das variedades a plantar/semear
    Antes de plantar ou semear, certificar que a terra está pronta para receber os legumes. Elaborar um esboço para que o espaço seja rentabilizado da melhor forma. Escolher os produtos a plantar/ semear de acordo com o clima, tipo de terra, estação do ano e utilidade do mesmo em espaço escolar.

  •  3ª etapa: Plantação
    Após adquiridos os legumes e sementes, dividir pelos diferentes grupos da escola e plantar ou semear com as crianças estando disposto a explicar o processo e disponível para responder às suas questões.

  •  4ª etapa: Manutenção
    Fazer a manutenção da horta certificando-se que a terra está sempre com a humidade suficiente para a horta subsistir. Esta parte é também feita pelas crianças. Estar atento ao aparecimento de ervas daninhas e retirá-las com a ajuda das crianças.

  •  5ª etapa: Colheita
    Chegado o período da colheita, os alimentos deverão ser encaminhados para a cozinha e consumidos de forma a complementarem a refeição escolar.

  •  6ª etapa: Replantação
    Findo este processo, reinicia-se o mesmo voltando a todas as etapas iniciais.

 

DURAÇÃO DO PROJETO

O projeto tem início no mês de outubro e tem a duração de um ano letivo, sendo que a previsibilidade é que se prolongue no tempo alargando-se a outros anos letivos.

 

DIVULGAÇÃO

No decorrer do projeto, cada sala reunirá informação, de acordo com a motivação das crianças e dará a respetiva divulgação, respeitando o desenvolvimento e interesse das mesmas.

 

AVALIAÇÃO

Será efetuada sempre que necessário para dar continuidade às exigências agrícolas.
Contudo, no final do ano letivo, avaliar-se-á o projeto de forma global em todas as suas etapas.

 


Projeto elaborado e executado pelas educadoras do pré-escolar:

Alexandra Jerónimo, Beatriz Santos, Marta Bastos, Célia Morão, Sandra Borges, Ana Sousa e Dina Canelhas

Ano letivo 2021/2022